Minha Conta Pesquisar Minha sacola Menu Próximo Anterior
FACAS! Como escolher o modelo certo?Está...

FACAS! Como escolher o modelo certo?

Está precisando de facas para sua cozinha mas não sabe qual modelo comprar? então saiba que esta é uma dúvida comum. Escolher uma faca não é tarefa tão fácil e afinal, são tantos os modelos…

Assim, uma faca para filés, por exemplo, deve ser mais comprida, ter a lâmina bastante fina, muito pontiaguda e lâmina estreita, de modo a facilitar o corte preciso. Uma faca para Chef (que tende a servir à maior parte das ações que um cozinheiro desempenha no preparo de alimentos) deve ter um cabo bastante confortável, possuir ponta, para não ser necessária a troca por outra faca para alguma necessidade de furar, e possuir fio até o final da lâmina, para garantir que qualquer alimento que entre em contato com a faca seja de fato cortado, evitando outras ações. Facas pequenas como modelos para corte de vegetais devem possuir um cabo do mesmo tamanho que sua lâmina (ou, muitas vezes, maior), já que de modo geral os alimentos cortados não são grandes ou, em caso contrário, não necessitam de força física (tipo de alavanca - força para a qual se necessitam cabos mais distantes da ponta) e de modo que não são tão usadas para furos e afins, a ponta não é tão expressiva. Fato diferente de uma faca de descascar frutas por exemplo que geralmente são pontiagudas e tem obrigatoriamente lâminas curvadas, mas também devem ser confortáveis à mão de modo que fique firme e confortável  ao segurar um alimento (Bananas, cenouras, tomates, maças, etc.) para descasca-lo ou tirar as sementes, por exemplo, e possuem a lâmina de igual tamanho ou menor que o cabo.

Outro item indispensável para uma cozinha completa é um bom cutelo, que se faz necessário sempre que se pretende fazer alguma receita mais “ancestral”, onde sejam necessários quebrar alguns ossos ou fazer força bruta para a separação de partes fundamentais à receita. Sempre que seja necessário usar força física de fato em um corte de cozinha, o cutelo a melhor escolha!


Enfim, são muitos os modelos, e seria difícil elenca-los todos aqui, mas em uma cozinha o que não podem faltar são boas facas e muita dedicação para se fazer uma boa receita, claro que a escolha de um item ideal acaba facilitando muito o processo.